Buscar

Igreja distrito de Evangelista/Casca-RS


O Distrito/Vila Histórica de Evangelista faz parte do município de Casca, Rio Grande do Sul. Anteriormente chamado de "Mauá", em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Barão de mesmo nome, o distrito se localiza entre a sede urbana de Casca (10 km) e a cidade de Serafina Corrêa (14 km), também conhecida por seu patrimônio italiano.

Mesmo que atualmente o Padre que responde por esta Paróquia é o mesmo pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga de Casca (RS).

A primeira igreja foi construída há mais de 100 anos, de madeira e em forma de mutirão, a igreja atual foi construída entre os anos de 1943 e 1944, sendo inaugurada em outubro de 1944, sendo a primeira a ser pintada por Emílio Benvenuto Zanon, de Guaporé, que foi um dos artistas sacros de maior referência do Brasil, projetando e pintando igrejas por várias regiões do país.

O sino foi trazido em 1925, transportado por uma mula, o altar central da igreja é uma referência no sul do Brasil, por ser todo em mármore, com mais de 40 tipos de mármore e fabricado na França.

Atualmente o Distrito de Evangelista, considerado como uma Vila Histórica é um dos locais de maior evidência turística de toda a região, pois a junção de força de alguns moradores e ex-moradores, resgataram na cultura e história da comunidade uma grande força de turismo, sendo hoje uma referência em investimento turístico que impressiona.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo